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Carga Horária: 360h
Modalidade: Distância Área de conhecimento: Educação Matrícula: R$ 100,00
Apresentação
O futuro de uma pessoa – e consequentemente de um país - é definido pela sua capacidade de ler, escrever e interpretar. A base do desenvolvimento social, portanto, tem início no processo de alfabetização e letramento.
O conhecimento de alfabetização, da leitura e interpretação, não só dos códigos, mas também da linguagem, torna-se a base para a construção dos saberes que compõem não só o universo do indivíduo, mas da sociedade como um todo.
Assim, faz-se necessário o cuidado com a formação e especialização de profissionais que lidam com os educandos nesse processo permeado por multiplicidades.
Objetivo
- Indicar caminhos de planejamento, intervenção e ressignificação de saberes e vivências;
- Indicar caminhos de reflexão e (re)construção identitária, por meio da análise e da intervenção na própria história social.
- Discutir as diversas teorias e possibilidades de alfabetização para a prática diária em contextos diversos;
- Relacionar as informações relativas aos processos de alfabetização, na perspectiva de letramento, a fim de que o profissional se aproprie do processo de conhecimento reflexivo, distinguindo assim as alternativas mais adequadas a sua realidade;
- Apresentar subsídios que permitam identificar e lidar com dificuldades e transtornos de aprendizagem;
- Oferecer subsídios para que os profissionais possam atuar com crianças da Educação Infantil e séries iniciais, alunos de inclusão, além de jovens e adultos.
- Estudar as principais contribuições teóricas que embasam as evidências nos processos de Alfabetização, sob a perspectiva do Letramento.
- Propor estratégias de intervenção de acordo com a Neurociência.
- Apresentar instrumentos de avaliação e de intervenção baseado em evidências.com as discussões sobre Alfabetização na perspectiva do Letramento possibilitando a elaboração de propostas significativas no processo de ensino e aprendizagem.
Disciplinas
- A Formação Leitora na Educação Infantil e Anos Iniciais
- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
- Teorias e Práticas de Alfabetização Baseadas em Evidências
- Alfabetização de Jovens e Adultos
- Políticas Públicas Educacionais e no Contexto de Alfabetização
- Leitura e Escrita na Educação Infantil e Anos Iniciais
- Instrumentos de Avaliação e de Intervenção para a Melhoria do Desempenho Escolar
- Memória, Identidade e Formação do Educador
- Organização Didática no Processo de Alfabetização
Mais Informações
Graduados em Pedagogia ou profissionais da área da educação, ou ainda profissionais de áreas diversas, interessados em conhecer/atuar na área de Alfabetização, sob a perspectiva da aprendizagem baseada em evidências.
Próximos Passos:
1. Efetue o pagamento da matrícula.
2. Acesse o Portal do Candidato (login: e-mail e senha: CPF apenas os números)
3. Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
· Comprovante de pagamento de matrícula (somente para pagamentos via boleto ou pix);
· Diploma e histórico da graduação válido no Brasil*;
· Certidão de nascimento, casamento/ averbação de divórcio;
· CPF e RG;
· Foto 3x4;
· Título de eleitor;
· Certificado de dispensa do serviço militar (exceto para militares);
· Comprovante de residência atualizado.
*Obs.: Na ausência do diploma e/ou histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.
CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento - Suporte ao Candidato:
WhatsApp: (21) 99744-6687
E-mail: falecom@unigf.com.br
A Pós-Graduação UNIGF é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.
Trabalho de Conclusão de Curso: de acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu. Desta forma, a UNIGF não dispõe da opção de desenvolvimento do TCC em sua grade curricular.