12 de outubro...Dia da Criança? Sim, mas, também, dia de um (a) especialista que cuida – especificamente – da saúde dos pequenos. Hoje celebramos o Dia do (a) Cirurgião (ã) Pediátrico (a)!
Para o (a) médico (a) receber o título de especialista em Cirurgia Pediátrica ele (a) precisa – além, claro, de cursar Medicina – fazer dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral. Passada essa etapa, são mais três anos de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica.
É, a caminhada é longa. O (A) profissional em questão é especialmente habilitado (a) e treinado (a) para lidar com o tratamento cirúrgico de doenças congênitas ou adquiridas desde o período neonatal até o fim da puberdade.
O (A) cirurgião (ã) pediátrico (a) atua de maneira bastante ampla, o que envolve diversos sistemas orgânicos do corpo humano (digestivo, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético).
Ele (a) pode atuar nos segmentos:
– Pré-natal: diagnóstico de malformações congênitas durante a gestação, com programação para correção cirúrgica após o nascimento. Há casos em que o procedimento cirúrgico é feito ainda no útero;
– Neonatal: atendimento a pacientes do nascimento até o 28º dia de vida, prematuros ou nascidos a termo. Nessa faixa etária predominam as malformações congênitas;
– Cirurgia pediátrica geral: após o período neonatal, envolve tanto malformações congênitas com diagnóstico mais tardio, assim como outras patologias de caráter eletivo ou de urgência, dos diversos sistemas orgânicos;
– Urologia pediátrica: investigação e tratamento de doenças do sistema urinário;
– Cirurgia de trauma: serviços de emergência para atendimento e tratamento a crianças politraumatizadas;
– Cirurgia oncológica: tumores, benignos ou malignos, têm apresentação diferenciada em crianças.
Para encerrar vale ressaltarmos que o (a) profissional em questão requer especialização refinada porque criança não é adulto em miniatura!
Parabéns pelo seu dia, Cirurgião (ã) Pediátrico (a)! O mundo agradece por você existir e fazer o Dia da Criança mais feliz e cheio de saúde!
[Fonte: urologiakids.com.br]