3 de agosto! Hoje, no estado de São Paulo, é dia do (a) Capoeirista!
A capoeira – um estilo de dança e luta original da região Nordeste do país, em especial da Bahia – é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Ao longo de muitos anos – exatamente do fim do século XIX até meados do século XX – praticar capoeira no Brasil era crime, acredita?
Sim! E tipificado de acordo com a lei “Sampaio Ferraz”, de 1890.
Foi com o governo de Getúlio Vargas que os capoeiristas puderam, enfim, exercer a sua arte no país, livremente. E, hoje, a capoeira é um dos principais cartões de visita da cultura brasileira em todo mundo.
Mas, afinal, por que 3 de agosto?
A gente te conta...
A escolha específica decorre da Lei nº 4.649, de 1985, do Governo do Estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. Em nível nacional, porém, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista no Brasil.
A capoeira surgiu no Brasil – em meados do século XVII – entre afro-brasileiros escravizados. Para se defender dos golpes que recebiam dos capatazes, os cativos passaram a empregar movimentos rápidos para se desviar do chicote e aplicar, com os pés, pancadas no adversário.
Parabéns, capoeiristas brasileiros!
[Fonte: www.calendarr.com]